O acervo do Colecionador Carlos Keffer que, em 15 anos, acumulou mais de 700 exemplares, sendo 85 delas bonecas negras, as “Black Barbies” são as mais valiosas do gênero no Brasil. A mostra traz o exemplar original da primeira Barbie e do primeiro Ken negros e conta também com exemplares inspirados em celebridades como a cantora Diana Ross e a atriz Halle Berry. As Barbies negras estão separadas em 11 grupos temáticos, são eles “Black Fever” (eras Mod e Disco), “África Negra” (homenagem à África e afrodescendentes). (Pena que essa exposição foi em São Paulo e até dia 23 de novembro!)

E para conhecermos um pouquinho da História do Dia da Consciência Negra, o feriado de Zumbi:
A data de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra foi escolhida, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta de resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Isso torna Zumbi nosso primeiro herói negro onde antes só se prevalecia uma valorização de personagens históricos de cor branca, como europeus e seus descendentes; Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares sempre considerados heróis nacionais.
Em 9 de Janeiro de 2003 foi estabelecido pelo projeto lei número 10.639, que inclui o dia 20 de novembro no calendário escolar tornando obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira. Uma vez que, temos que admitir que os negros africanos colaboraram e influenciaram muito nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos do nosso país.
*****************************************************************************
E como Mulheres da Vila, além de Cultura, também é samba não podemos deixar de mencionar o samba-enredo da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel que em 1988 desfilou com o Enredo Kizomba, a Festa da Raça, onde se encontra a estrofe: "Valeu, Zumbi, o grito forte dos Palmares /
Que correu terras céus e mares, influenciando a abolição / Zumbi, valeu, hoje a Vila é Kizomba..."
Lembrando também a regravação do Grupo Bom Gosto (que eu adoooro), a música 300 Anos:
"Se Zumbi /Guerreiro-guardião/Da Senzala Brasil/Pedisse a coroação/E por direito o cetro do quilombo/Que deixou por aqui/Nossa bandeira era/Ordem, progresso e perdão..."
MONUMENTO A ZUMBI DOS PALMARES
(na PÇA XI - RJ)
(na PÇA XI - RJ)
VALEU ZUMBI!
Fontes:
http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_consciencia_negra.htm
http://www.brasilescola.com/sociologia/dia-consciencia-negra-heroi-chamado-zumbi.htm
http://servicos.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=26367585
http://mulher.terra.com.br/galeria/0,,OI122818-EI1377-FI1528400,00.html
BJKS
*§* M. V. *§*
Nenhum comentário:
Postar um comentário